Administração de DNS

Esta página é usada para realizar alterações avançadas nos registos da zona DNS do domínio. Por favor note que a falha na configuração do DNS pode afectar a operação dos serviços do seu domínio. Devido à complexidade natural do sistema DNS, um administrador pode escolher não permitir ao cliente que ele modifique as entradas da sua zona DNS.

Habilitar/Desabilitar - Torna a presente zona DNS activa ou inactiva. Quando utilizar servidores de nome remotos exclusivamente para serviços DNS, a zona DNS deve ser desligada no .

Trocar - Permite alternar entre zonas DNS primárias e secundárias - para autorizar os usuárioes com capacidade de usar servidor DNS primário tal como secundário para o domínio hospedado. O DNS é definido como primário por padrão quando o domínio é activado. Mais tarde, na secção DNS, clicando em Trocar pode alterá-lo para secundário inserindo vários endereços IP de servidores primários ao mesmo tempo.

Enquanto a zona DNS está Activa, pode adicionar cinco tipos de registos DNS: A, NS, MX, CNAME, e PTR escolhendo da lista drop-down. Depois de seleccionar o tipo de registo DNS apropriado que deseja adicionar, clique em Adicionar.

Esta página também exibe os registos actuais de zona DNS para um dado domínio. Para eliminar qualquer dos registos, seleccione as checkboxes apropriadas e clique Remover Seleccionados. Um alerta irá ser exibido antes da remoção de qualquer registo pois esta acção não pode ser revertida.

Se a zona DNS estiver Desactivada, irá exibir uma lista dos servidores de nome com registos NS que o domínio tinha antes de desligar o DNS. Por causa disso é recomendado que adicione os registos externos de servidores de nome apropriados para o domínio, antes de desligar o DNS. Pode então testar os servidores DNS externos para a presença de registos DNS necessários para o correcto funcionamento . Para executar o teste, clique no link do servidor de nome exibido. Pode adicionar nomes de servidores clicando Adicionar e removê-los seleccionando as checkboxes apropriadas e clicando Remover Seleccionados.

Ao mudar o estado da zona DNS para Desactivada, irá eliminar o ficheiro da zona para o dado domínio. No entanto irá salvar os registos do ficheiro da zona na base de dados . Caso decida Activar o DNS, irá recriar o ficheiro da zona exactamente como ele era no momento em que o DNS foi desligado.

Para restaurar a zona DNS com modelo padrão de DNS, pode seleccionar o endereço IP da lista drop-down a ser definido para o modelo, adicionar o prefixo www se requerido, e clique em Padrão

Clique no ícone Nível Superior ou no atalho apropriado para voltar à página anterior.